A arquitetura corporativa é muito mais do que criar projetos de ambientes baseados nas plantas. Mas, como montar um bom projeto para o escritório?
São levados em consideração pontos relacionados aos valores de uma empresa, perfil de gestão, tipo de equipe e tudo o que define cultura e ergonomia organizacionais. Por exemplo.: se a empresa exige muitos trabalhos em grupo, se precisa de um ambiente mais clean para concentração, se gestores trabalham junto com a equipe, como funcionam questões hierárquicas, entre outras coisas.
Até mesmo os pequenos detalhes como posicionamento dos móveis, iluminação e cores fazem diferença na hora de definir o perfil arquitetônico de uma estrutura corporativa.
Como montar um bom projeto?
Separamos cinco dicas bem diretas para não errar na hora destes projetos:
1. Avalie a realidade da empresa – segmento, demandas, equipes, formatos de trabalho.
2. Converse com os funcionários sobre as necessidades deles – afinal de contas, são eles que passam a maior parte dos dias no ambiente. Deve ser agradável e otimizado não só no local de trabalho mas, também, nas áreas comuns. Ainda sobre a equipe, invista no chamado ergodesign. Cadeiras adaptáveis, e móveis de apoio são bons exemplos de detalhes que influenciam diretamente na produtividade.
3. Invista em móveis modernos – estudos de satisfação já apontam que escritórios de empresas com toques atuais e modernos, além de locais de lazer tendem a aguçar a produtividade e criatividade da equipe.
4. Adote o Open Space – sabe aquele modelo de escritório com a sala do chefe super distante e inacessível? Esqueça. O conceito de espaço aberto dá aos colaboradores uma sensação de liberdade e abertura considerada positiva para interação e dinamismo entre os colegas e para o trabalho.
5. Quanto mais acolhedor, melhor – Investir em plantas, adornos, arte, e valorizar a decoração local faz com que o ambiente seja ainda mais agradável e acolhedor.
___⠀
Casa Ofício⠀
💻 loja.casaoficio.com.br⠀