Cores no escritório: quais usar?

Kroma Energia, empresa instalada no empresarial Riomar Trade Center. Projeto dos arquitetos Zezinho e Turibio Santos.

As cores ativam no nosso cérebro áreas que são responsáveis pelas sensações, o que acaba influenciando a maneira como nos sentimos, inclusive nos espaços que frequentamos e transitamos.

Diante disso, muitas são as dúvidas na hora de escolher as cores no projeto de arquitetura de um escritório. Quais usar? Como usar? Onde aplicar? Tudo isso pode ser resolvido com um bom estudo e planejamento.

Antes de tudo, devemos entender qual o negócio que vai estar no ambiente e o que queremos causar de impacto nos colaboradores e também nos visitantes e clientes. Aí então vamos para a psicologia das cores e onde usá-las, que vai muito além das pinturas das paredes. A aplicação pode se dar em diversos elementos do escritório: cortinas, mobiliários, decoração, sofás, cadeiras etc.

A psicologia das cores:

Cores neutras: dividido entre tons neutros claros e escuros, podemos dizer que o uso dos tons neutros claros além de darem a sensação de amplitude ao ambiente, tendem a trazer o sentimento de calma e quietude. Mas atenção, o excesso de tons claros pode trazer frieza ao ambiente. Já os tons neutros escuros podem ser usado para traduzir a seriedade, tradição e também sofisticação do local. Mas, também em excesso pode prejudicar o projeto trazendo muito peso.

Colorido: apostar nas cores, para estarem presente junto com os tons neutros, é uma boa opção, mas é importante entender o que cada uma pode contribuir para o ambiente. Por exemplo, os tons de azul trazem tranquilidade e pode ajudar na concentração. O verde tem uma ação também tranquilizante e refrescante, já cores quentes como vermelho e amarelo são cores estimulantes e motivadoras, que podem ser usadas em ambientes mais criativos. 

Por isso, alie sempre o seu planejamento ao uso correto das cores. O que esperar do ambiente, como será utilizado? Por quem será utilizado? Qual a identidade visual da empresa? Respondendo perguntas como essas, aposte na aplicação equilibrada e efetiva!

Kroma Energia, empresa instalada no empresarial Riomar Trade Center. Projeto dos arquitetos Zezinho e Turibio Santos.

Você também vai gostar